quarta-feira, 5 de dezembro de 2018

Os livros que deram origem aos filmes

Nem todo mundo sabe disso, mas o Jurassic Park começou muito antes de 1993, na mente de um escritor de livros: Michael Chricton. Em 1990, o livro Jurassic Park estava sendo lançado, 3 anos antes do filme, porém a ideia já estava sendo discutida desde 1989 entre Spielberg e o escritor. Já o segundo filme foi adaptado do livro de mesmo nome, O Mundo Perdido, que foi lançado em 1995, dois anos antes do filme. Porém, algumas partes dos dois livros foram também aproveitadas no terceiro filme. Então a trilogia como um todo foi baseada nos dois livros.

Cronologia dos livros e dos filmes (da primeira trilogia):
(1990) livro Jurassic Park
(1993) filme Jurassic Park
(1995) livro O Mundo Perdido
(1997) filme O Mundo Perdido - Jurassic Park
(2001) Jurassic Park 3



Horacic Park 3

Pra fechar a trilogia Horacic Park acompanhando os filmes só faltava o terceiro gibi. E igualmente aos filmes anteriores, já na capa encontramos muitas referências:

- o menino que cai de paraquedas na ilha.
- o dinossauro novo, Spinossauro.
- a cena do barco.
- o ataque dos dinossauros voadores.
- o logo do Horacic Park 3 volta a ser como o do primeiro gibi.
- O número 3 escrito em algarismos romanos.


Imundo Perdido - Horacic Park.

A sequência acabou combinando direitinho com o título, pois já que o Cascão ficou como o personagem de Ian Malcomm e no segundo filme do Jurassic Park esse personagem é que ganha destaque, o título ficou excelente ao adaptar O Mundo Perdido para Imundo Perdido.

Já na capa, podemos reparar as referências:
- o logo agora mais obscuro, com o Horácio preto.
- o Estegossauro, que não tinha aparecido no primeiro filme.
- o Tricerátops, que destrói a instalação da Ingen.
- o Velociraptor, que está diferente do primeiro filme.
- os dinossauros pequenos que atacam em bando.
- o dinossauro que parece o "Elvis", como citado no filme.
- os carros da Ingen com grades nas janelas.
- o Capitão Feio representando um dos vilões.


Horacic Park

A história, obviamente, desse Horacic Park faz referência ao primeiro filme, de 1993. Na capa, podemos reparar em algumas semelhanças com o filme:

- o logo do Horacic Park com o dinossauro dentro.
- Cascão vestido como Ian Malcomm.
- Mônica vestida como a doutora Ellie.
- Cebolinha vestido como Alan Grant.
- Magali vestida como Lex.
- Maurício de Souza como o vovô John Hammond.
- o tiranossauro.
- o carro virado pra baixo.
- falta uma roda no carro, que foi tirada pelo tiranossauro.
- o portão de entrada dos carros escrito Horacic Park.
- a chuva que aconteceu no dia.


Turma da Mônica apresenta: Horacic Park

Na Turma da Mônica, a gente já pode encontrar personagens da época pré-histórica (turma do Piteco) e inclusive da era dos dinossauros, como o Horácio. Então acredito que foi uma inspiração natural transferir o Jurassic Park pra história do Horacic Park. O resultado: além de fazer sátiras dos 3 filmes, o tema virou jogo e até atração especial no Parque da Mônica. Depois vou abordar cada item desses aqui. 

As adaptações das histórias ficaram assim: 
- Jurassic Park virou Horacic Park 
- O Mundo Perdido virou O Imundo Perdido 
- Jurassic Park 3 virou Horacic Park 3


O terceiro filme

O terceiro filme saiu na mesma diferença de tempo entre o primeiro e o segundo, 4 anos. Lançado em 2001, ele conta uma história quase que de resgate a um menino que fica perdido lá. E a partir daí, os pais dele vão atrás e levam Alan Grant pra ajudar nesse plano, além de mais alguns homens. Só que eles também acabam ficando ilhados lá, quando o avião que eles estavam cai e se parte. Como novidade, temos a inserção de um novo dinossauro (que não tinha sido citado em nenhum dos filmes anteriores). O filme também não se passa no parque, voltamos a ilha que foi mostrada no segundo filme. 

Esse já não foi dirigido por Spielberg, mas ele participa da produção.


O segundo filme

O segundo filme veio 4 anos após o primeiro. A história tenta acompanhar a data de lançamento, passando-se também em 1997. Diferentemente do primeiro filme, a história é muito mais complexa, os dinossauros são mais abordados, a ilha que eles estão é outra (o parque realmente não aparece aqui), ou seja, é realmente um novo filme, não uma repetição do anterior. Dessa vez a história aborda um embate entre dois grupos. O primeiro é liderado por Ian Malcomm, sobrevivente do filme anterior, sua namorada, sua filha e mais dois homens. O segundo grupo envolve os funcionários da empresa Ingen, incluindo o sobrinho de John Hammond (que não havia sido citado no primeiro filme). Enquanto a Ingen quer levar os dinossauros pro continente, Malcomm e companhia querem impedir isso.

Também dirigido por Steven Spielberg.


O primeiro filme

O primeiro filme surgiu em 1993, abordando principalmente a história de um parque de diversões numa ilha isolada que continha dinossauros. O motivo dessa visita ao parque acaba acontecendo por conta de uma liberação que o dono precisa pra aprovar o parque, então leva 4 pessoas até lá. Um paleontólogo, uma paleobotânica, um matemático e um advogado. Além desses, ele leva seus dois netos que estão passando pelo divórcio dos pais para se divertirem um pouco. O que acontece no parque a partir daí é um deslumbramento pelo que eles estão vendo lá, os dinossauros em carne e osso. Mas óbvio que só isso não iria manter o filme, então é inserido na história um traidor que quer sabotar o parque vendendo os embriões para outra empresa. Com isso, ele desliga o sistema de segurança do parque e os dinossauros ficam soltos. Basicamente a história é isso.

Esse foi dirigido por Steven Spielberg.


A trilogia original (1993-2001)

A trilogia original da franquia conta com os seguintes filmes:
- Jurassic Park
- O Mundo Perdido - Jurassic Park
- Jurassic Park 3
Cada filme aqui tem uma história diferente, porém interligada à franquia como um todo. Essa ligação se dá principalmente pela volta de personagens nas sequências, alguns em participação principal, outros apenas fazendo uma participação especial e outros apenas citados.

Por exemplo, o personagem Ian Malcomm (interpretado por Jeff Goldblum) participa do primeiro filme quase que como um personagem secundário, volta como personagem principal no segundo filme e no terceiro é apenas citado.

Já o personagem Alan Grant participa ativamente do primeiro filme, nem é citado no segundo filme, mas volta de novo como personagem principal no terceiro filme. Sua esposa Ellie (Laura Dern) que participa com ele no primeiro filme, também não aparece no segundo, mas volta no terceiro para fazer algumas cenas.

As crianças Lex e Tim, netas do vovô criador do parque, participam do primeiro em boa parte das cenas, porém voltam no segundo pra apenas uma cena e nem aparecem no terceiro. O vô delas John Hammond também aparece na mesma proporção.

Enfim, dessa forma a gente pode ter uma noção de capítulos separados dentro da mesma mitologia de história, com sequências que se conectam porém com uma nova história em cada.


Bem-vindos ao Jurassic Blog

Jurassic Park foi um dos filmes campeões de bilheteria de todos os tempos, em seu lançamento, lá em 1993. Eu, na época tinha apenas 7 anos, porém pude acompanhar o começo e a evolução dessa história, que passou por outros filmes: um de 1997, outro de 2001, e, depois de 14 anos, continuou com um filme em 2014 e mais um nesse ano de 2018. Além disso, outro filme já está anunciado pra ser lançado em 2021. Aqui pretendo falar de tudo o que ronda os filmes, além da história deles, abrangendo pra história dos atores, escritores e principalmente do diretor Steven Spielberg.

Seja bem-vindo ao Jurassic Blog.